No Brasil, 84% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos afirma assistir vídeos na internet, enquanto 53% de 11 a 17 anos diz saber postar vídeos e músicas (TIC Kids Online Brasil 2025).
A alfabetização audiovisual educa crianças, adolescentes e adultos para um ambiente digital onde a linha entre consumir e criar conteúdo já não existe mais, alertando para os riscos e preparando para as possibilidades da era digital.
No atual contexto, em que uma única pessoa com um smartphone pode sozinha produzir, exibir e distribuir sua produção nas redes sociais, o audiovisual tem se tornado cada vez mais um tentáculo da desinformação, onde a manipulação cria um verniz de legitimidade a conteúdos anticiência, contra a Constituição e os direitos humanos.
A alfabetização audiovisual é um conjunto de conhecimentos e práticas que busca, através da leitura crítica e da produção consciente de conteúdo audiovisual, sensibilizar as pessoas para a responsabilidade coletiva e individual na produção, consumo e disseminação de conteúdo midiático, visando que o indivíduo participe do ambiente digital de forma crítica e construtiva, colaborando para a integridade do ecossistema informacional.
A alfabetização audiovisual demonstra, através da análise técnica, histórica e sociocultural, da leitura crítica e da produção prática, que a linguagem audiovisual, assim como a escrita, possui uma gramática própria, e alertar para a responsabilidade coletiva e individual de quem produz e dissemina conteúdo.
Essa jornada de aprendizado interdisciplinar e transversal visa apresentar os mecanismos de manipulação da imagem e do som e sublinhar a responsabilidade de todos nós enquanto atores desse processo: na produção responsável, no consumo crítico, na checagem de fontes e na difusão consciente dessas produções.
A alfabetização audiovisual é, portanto, uma ferramenta para a aplicação da educação midiática através da leitura e da prática consciente e responsável da produção audiovisual, englobando, numa abordagem coletiva, desde a pesquisa sobre o tema e escrita do roteiro até a captação, edição e distribuição do material.
Por ser o audiovisual em si um amálgama de várias áreas técnicas e artísticas, como fotografia, teatro, literatura e música, com visíveis implicações sociais e culturais, a alfabetização audiovisual entende a importância da interdisciplinaridade para o entendimento pleno do audiovisual e também da necessidade de uma abordagem que englobe o entendimento das novas tecnologias, como o uso de Inteligência Artificial generativa e suas implicações (éticas, sociais, políticas e ambientais) na criação de conteúdo.