A alfabetização audiovisual tem como base a análise do conteúdo audiovisual apoiada sobre três eixos que se complementam: a linguagem audiovisual, o meio de veiculação e o contexto histórico e sociocultural da obra.
A linguagem diz respeito à forma, os aspectos técnicos e artísticos do material. Contempla o uso do corte, do som, da luz, das posições e movimentos de câmera e de outros elementos na manipulação audiovisual.
O meio, ou mídia, se refere à janela de exibição, a tela onde o vídeo é assistido, e envolve as características tecnológicas e o impacto social que essa mídia provoca.
Já o contexto histórico e sociocultural da obra envolve a situação política, social e econômica do local e da época em que a obra foi produzida e dos locais onde essa obra repercutiu, assim como a condição histórica geral dessa época.
Conforme o aprendente avança no entendimento do conteúdo audiovisual e sua disseminação a partir dos três eixos: linguagem, mídia e contexto, ele se aprofunda mais no oceano do letramento audiovisual, munindo-se de ferramentas teóricas e práticas que o permitem mergulhar mais fundo na compreensão dessa linguagem e de seus efeitos na sociedade.
Esse entendimento permite que o aprendente, cada vez mais equipado de ferramental teórico e prático, avance nas três dimensões do aprendizado audiovisual:
Inicia o letramento audiovisual, permitindo que o aprendente entenda a estrutura e as ferramentas de manipulação audiovisual, podendo lançar sobre ela um olhar crítico.
Prepara o aprendente para lidar com os desafios da era digital, conhecendo a história das tecnologias audiovisuais, bem como seu impacto nos mais diversos aspectos sociais e culturais.
O aprendente mergulha no entendimento da linguagem audiovisual através da produção de conteúdo intencional e responsável, observando os aspectos éticos e o impacto social de sua produção.