Oferecer, através da iniciação a um processo de letramento audiovisual, as bases teórica e prática para que os aprendentes saibam como “ler” tecnicamente uma produção audiovisual e entendam seu caminho, da concepção até o público.
Apresentar os diversos recursos de transformação utilizados para alterar e até mesmo subverter o sentido do material captado originalmente, gerando reflexão acerca das possíveis manipulações às quais esse material está sujeito.
Sublinhar o papel social do indivíduo enquanto agente audiovisual e da gravidade que uma mensagem produzida ou divulgada individualmente pode alcançar apresentada sob a forma de produção audiovisual, incitando a leitura crítica, a produção e a disseminação conscientes das mesmas.
Despertar o interesse para a expressão artística através da produção audiovisual (seja ficcional ou não ficcional) consciente e responsável e que combata, até mesmo combata diretamente, a desinformação.
Incentivar a divulgação da alfabetização audiovisual e da educação midiática, da expressão artística através da produção audiovisual e da sua disseminação consciente, reduzindo o impacto da má utilização do audiovisual sobre a sociedade.