No dia 6 de fevereiro de 2025 foi realizada a oficina Contando minha história: construindo e estruturando projetos de documentário, promovida pela Carpe Produtora e ministrada pelo diretor Walklenguer Oliveira. A oficina explorou um pouco da história e da importância do gênero documentário e algumas ferramentas úteis para o documentarista de primeira viagem estruturar seu primeiro projeto. A estruturação foi abordada através do processo criado de desenvolvimento do documentário A Cidade do Medo, que passa pelas fases: Ideia, Tema, Hipótese, Investigação, Argumento e Roteiro.
Cada uma das fases foi ilustrada com exemplos que o pesquisador Bruno Garbuio, o produtor Antônio Cortez (da Carpe Cultural) e o diretor, Walklenguer Oliveira, extraíram da fase de pesquisa do filme, que investiga a história do período de industrialização da cidade de São Carlos, no interior de São Paulo, nas décadas de 1950 e 1960 e na luta pelos direitos dos trabalhadores da cidade nesse período, que culminou em uma passeata duramente reprimida pela Força Pública da ditadura militar em 1968.
A inscrição foi gratuita e ao todo a oficina contou com 23 participantes através do Google Meet e chegou a ter mais pessoas assistindo através da live aberta na rede social Instagram, chegando a contabilizar até 30 participantes simultâneos. Os participantes puderam fazer perguntas sobre o processo de elaboração e produção de documentários com o diretor e tirar dúvidas sobre financiamento e distribuição com o produtor Antônio Cortez, que também participou da oficina.
A oficina é parte da contrapartida social do projeto A Cidade do Medo, selecionado pela Lei Paulo Gustavo — Lei Complementar nº 195/2022, na categoria “Desenvolvimento de projetos”.